top of page

Quais os benefícios em contratar uma consultoria em turismo para o seu destino?

Atualizado: 20 de jun. de 2023

Assim como uma empresa contrata uma equipe especialista em comunicação para estruturar e profissionalizar esta área, uma equipe especializada em turismo tem muito a oferecer para qualquer destino. Entendemos que essa demanda possa vir de muitos caminhos distintos: de secretarias municipais, via associações de turismo locais ou a partir da união da população. Seja como for, a relação precisa ser de confiança para que seja eficiente.


Mas, afinal, de que forma uma consultoria em turismo pode auxiliar neste processo de planejar estratégias para incrementar o segmento? Para nós, são três pontos principais que podem fazer diferença prática.

Veja a seguir quais são os 3 benefícios principais que essa jornada terceirizada do planejamento pode levar ao seu destino.

1- A consultoria de turismo traz o olhar técnico com uma equipe multidisciplinar

A capacitação em qualquer assunto é o diferencial de qualquer profissional. E é por isso que confiamos a outras pessoas certas tarefas que não são da nossa especialidade. Assim, uma consultoria terceirizada chega para atender a diversas necessidades dentro de um plano de turismo, dentro da proposta de turismo local.

Principalmente no que diz respeito a uma visão de longo prazo e fidelidade com diversos pontos:

– Os aspectos culturais;

– A capacitação de empreendedores locais dentro de alguns temas;

– Estruturação de negócios como um todo;

– Aprimoramento de produtos;

– Troca de experiências;

– Diagnóstico dos potenciais turísticos;

– Inventário.

Tudo isso e muito mais é abordado durante um processo de planejamento por meio de uma consultoria.

2- Autonomia e independência

Muitas vezes o envolvimento exacerbado dentro da gestão acaba por engessar ações que poderiam surtir efeitos no turismo. Muitas vezes é difícil de apontar possíveis problemas. E, em casos assim, uma consultoria em turismo tem algo inerente e que faz toda diferença: existe autonomia e independência para tocar as demandas e desenvolver soluções sem medo de “tocar o dedo nas feridas”.

Claro que, no final, a decisão é sempre de quem contrata a consultoria, neste caso um destino específico. Mas é esperado e é importante conduzir esse processo complexo praticando um olhar independente, externo, que consiga se desprender dos possíveis interesses para focar no que é importante: o desenvolvimento socioeconômico a partir do turismo.

Portanto, analisar, diagnosticar, apontar pontos negativos e, claro, propor soluções de forma independente que sejam sustentáveis é o papel da equipe de consultoria, isenta e profissional.

3- Integração com a comunidade

Por fim, outro benefício que uma consultoria de turismo pode oferecer na jornada do planejamento turístico é a importante integração com os reais protagonistas locais: empreendedores, empreendedoras, guias de turismo e quaisquer profissionais da produção associada.

A participação da comunidade é fundamental para que o plano de turismo local seja efetivo. Por isso, essa conexão entre sociedade e poder público precisa existir – e aqui, mais uma vez, uma consultoria especializada pode fazer a diferença positiva.

É bom lembrar que o planejamento turístico não é feito apenas dentro da câmara municipal – embora ela seja parte fundamental deste processo. Mas todo o contexto requer escuta ativa, participação colaborativa, envolvimento humano, troca de experiências. É necessário escutar o que quem vive ali tem a oferecer, suas necessidades e motivações.

E aí, acha que esses pontos fazem sentido? Compartilhe com a gente suas impressões!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page